Crianças
Conheça alguns de nossos projetos:
Cidadania em Trânsito
Primeira Escola de Trânsito de Joinville, iniciado em março de 2012, destinada às crianças e alunos do 4˚ ano de todas as escolas do Ensino Fundamental de Joinville, em Santa Catarina.
O objetivo deste programa é educar para um trânsito mais humano e seguro, com foco no comportamento diferenciado das pessoas através de uma parceria entre ANAMOB, Secretaria de Educação de Joinville, o Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville e a Gidion Transportes e Turismos S/A.
A ANAMOB foi responsável pela elaboração de todo o projeto, planejamento e execução em conjunto com Gidion, implantação, capacitação, além da elaboração do material didático para o programa que já contou com 7.230 crianças de 9 e 11 anos.
iCities Kids
O “iCities Kids” é um projeto pioneiro no Brasil, que iniciou em Curitiba, em 2016 e já atendeu mais de 3 mil crianças, nesta cidade. Promove os temas relacionados ao conceito de cidades inteligentes de maneira lúdica, interativa e vivencial direcionado a crianças de 6 a 11 anos, provenientes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental I ou de Organizações da Sociedade Civil, da cidade de Curitiba.
O Projeto ocorre dentro de um espaço coberto de aproximadamente 300m2, onde está montada uma minicidade ambientada com cenografia e recursos didáticos inspirados no conceito de cidades inteligentes. As crianças participam de quatro oficinas educativas: Mobilidade inteligente, Consumo consciente e reciclagem, Energias renováveis, Robótica e tecnologia.
O objetivo principal do Projeto “iCities Kids” é promover a cultura de cidades inteligentes para as novas gerações, para que se empoderem das transformações que estão ocorrendo na cidade onde vivem.
Adolescentes e Jovens
O Projeto tem objetivo de prevenção de acidentes de trânsito com jovens, especialmente envolvendo os temas álcool/drogas, direção e velocidade.
São palestras preparadas para comunicar de maneira inovadora para os jovens, sobre as consequências do comportamento imprudente no trânsito, com depoimentos reais de pessoas que se envolveram em acidentes no trânsito.
Adultos
Cursos – Formação para
Orientadores de Tráfego
Formação customizada para empresas Concessionárias de Rodovias e suas parceiras.
O objetivo é prevenir acidentes de trânsito envolvendo a equipe que trabalha com a manutenção e obras nas rodovias, orientando os funcionários de forma que sua postura profissional e comportamentos contribuam para a segurança no trânsito.
Palestras in company
Palestras direcionadas à instituições públicas e privadas, para todos os tipos de usuários das vias, com o maior objetivo de enfatizar o uso da direção defensiva, comportamento seguro no trânsito e prevenção de acidentes em geral.
As palestras são customizadas conforme a faixa etária do público para melhor enfatizar fatores e comportamentos de risco no trânsito ou envolvimento em acidentes.
Idosos
Workshop de Multiplicadores
em Educação para o Trânsito
O Projeto Workshop de Multiplicadores em Educação para o Trânsito é uma ação de prevenção de acidentes de trânsito utilizando-se de uma estratégia de formação prática, no formato de workshop, com duração de quatro horas, a fim de capacitar pessoas para ministrar educação para o trânsito para o público idoso da cidade de Curitiba.
Curitiba tem aproximadamente 200 mil idosos e para que a Anamob possa atingir um número maior de pessoas idosas com ações de educação para o trânsito, precisa formar pessoas que sejam capazes de multiplicar o método já consagrado pela Anamob, desde 2014 e ampliar o atendimento aos idosos.
Esses multiplicadores podem ser agentes de trânsito, educadores de trânsito, instrutores de autoescola, professores, enfermeiros, assistentes sociais, educadores sociais, agentes de saúde, voluntários em geral. Essas pessoas serão capacitadas a ministrar palestras e vivências aos idosos nos temas relacionados ao comportamento seguro no trânsito.
Boa Prosa sobre o Trânsito
Este projeto faz parte do Programa Vida no Trânsito (ONU/OMS/ODS) iniciado em 2014 é pioneiro no método de educação para o trânsito com a pessoa idosa.
O projeto possui como maior objetivo contribuir para a redução de acidentes de trânsito com pessoas idosas, justamente por serem o público que mais morre por atropelamento em Curitiba segundo Relatório Vida no Trânsito - Curitiba 2012-2016.
Com isso, os idosos recebem gratuitamente palestras educativas com duração de 1 (uma) hora, por meio de método inovador, onde são abordados os temas:
- Travessia de rua.
- Embarque e desembarque
de transporte coletivo.
- Cidadania.
- Cinto de segurança.
- Drogas.
- Idoso ao volante.
- Sinalização.
Terceira Idade Digital
O projeto Terceira Idade Digital tem por objetivo promover a segurança da pessoa idosa, auxiliando-a no desenvolvimento de seu protagonismo e exercício pleno da cidadania por meio da educação para o trânsito e inclusão digital.
A proposta consiste em duas ações complementares: primeiramente, é ministrada uma palestra interativa de prevenção de acidentes de trânsito voltada às necessidades da pessoa idosa. Posteriormente é realizada uma capacitação com duração de 8 (oito) horas, na qual os participantes irão trabalhar suas habilidades e capacidades digitais básicas, aprendendo a interagir melhor com o aparelho smartphone, suas funcionalidades e o uso da internet. A ideia é auxiliar a pessoa idosa a pesquisar, encontrar, acessar e utilizar os serviços públicos e privados disponibilizados na rede, em especial àqueles voltados a este público, como o Portal do Idoso, por exemplo.
A intenção é que, por meio destas iniciativas, a pessoa idosa possa ter acesso à informações adequadas sobre seus direitos, educação, mobilidade, bem estar, lazer, segurança, relacionamentos e o que mais necessitar, promovendo sua autonomia e um envelhecimento ativo.
Pessoas com deficiência
Pernas, pra que te quero
Pernas, pra que te quero é uma ação social que inclui e integra crianças e adolescentes que usam cadeiras de rodas conduzidos por adultos corredores, nos circuitos de corridas de rua da cidade de Curitiba.
Os cadeirantes são conduzidos por corredores voluntários que se revezam entre si ao longo da corrida, proporcionando à pessoa com deficiência a sensação e a emoção de correr através das pernas de outras pessoas.
O evento proporciona o encontro entre cadeirantes, famílias, corredores e a comunidade, estimulando a inclusão, o sentimento de pertencimento, melhoria da autoestima e a integração local.